sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Vídeo - Como usar um multímetro digital

Confira o vídeo abaixo que ensina como usar um multímetro digital (em inglês).

Artigo - Como utilizar um multímetro digital


Confira o ótimo artigo escrito por Carlos Moreira sobre como utilizar um multímetro digital (doc).



Este artigo por útil? Envie seus comentários!

Apresentação - Guia para Uso Del Multimetro

Guia para uso de multímetro, da Universidad IberoAmericana. (2001. Em Espanhol)
View SlideShare presentation or Upload your own.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Multimetro Digital Fluke Série 170

Veja abaixo demonstração virtual do Multímetro Digital Fluke Série 170.
(clique nos botões do multímetro)






Multímetro Fluke 187 / 189

Veja abaixo demonstração virtual do Multímetro Digital Fluke 187 / 189.
(clique nos botões do multímetro)







O que é Multímetro?

Destinado a medir e avaliar grandezas elétricas, um Multímetro ou Multiteste (Multimeter ou DMM - digital multi meter em inglês) é um instrumento que pode ter mostrador analógico (de ponteiro) ou digital.

Utilizado na bancada de trabalho (laboratório) ou em serviços de campo, incorpora diversos instrumentos de medidas elétricas num único aparelho como voltímetro, amperímetro e ohmímetro por padrão e capacímetro, frequencímetro, termômetro entre outros, como opcionais conforme o fabricante do instrumento disponibilizar. Tem ampla utilização entre os técnicos em eletrônica e eletrotécnica, pois são os instrumentos mais usados na pesquisa de defeitos em aparelhos eletro-eletrônicos devido a sua simplicidade de uso e, normalmente, portabilidade.

Diferentes fabricantes oferecem inúmeras variações de modelos. Oferecem uma grande variedade de precisões (geralmente destaca-se a melhor precisão para medidas em tensão CC), nível de segurança do instrumento, grandezas possíveis de serem medidas, resolução (menor valor capaz de ser mostrado/exibido), conexão ou não com um PC, etc.

Há modelos destinados a uso doméstico (onde o risco de um acidente é menor) e modelos destinados a uso em ambiente industrial (que devido as maiores correntes de curto-circuito apresentam maior risco). A precisão de leitura (exatidão) não é o que diferencia estas duas opções e sim sua construçao interna (trilhas do CI mais espaçadas, maior espaçamento entre a placa de CI e a carcaça e maior robustez a transientes nos modelos industriais).

fonte: wikipedia
 
Thales Directory